quinta-feira, 22 de abril de 2010


As fotografias que postei referentes ao Natal de 1987, mostram a alegria e o prazer que tive de comemorar em familia essa Quadra.


O meu irmão Tói partiu para Macau em 1964 e nunca mais tinha vindo a Portugal passar o Natal, mas passados 23 anos veio juntamente com a familia.


Foi uma alegria enorme, a casa encheu-se de alegria, o meu irmão trouxe imensos adereços para decorar a casa, fez-se a árvore de Natal, juntou-se a familia toda, foi uma noite e um dia de natal que eu recordarei para sempre com muito amor, pois foi o Natal mais feliz da minha vida, juntaram-se os irmãos, cunhadas, sobrinhos a minha Santa Mãe e a minha querida tia Felizarda que era uma senhora dotada de muitas coisas, entre elas a culinária e a doçaria, por isso mesmo não faltou nada na consoada de 1987.
Na noite de 24 para 25 comeu-se como não podia deixar de ser as celebres couves com bacalhau, depois disso não faltaram as rabanadas, o arroz doce, os sonhos, os pasteis de grão que o meu irmão Tói tanto gosta e que há muita não comia, o bolo rei e muitas mais coisas que a minha tia fez questão de confeccionar para que o meu irmão recordasse os Natais que à muito tinha vivido em Portugal.


Os meus sobrinhos estavam encantados com tudo isto, à meia noite chegou a hora das prendas e aí foi outra loucura, porque eram muitas, fizemos a troca dos presentes, para os mais pequenos foi uma festa. A toda a familia juntou-se um amigo dos meus sobrinhos que embora fosse de Macau encontrava-se em Portugal a estudar e como não tinha ninguem de familia cá veio passar o Natal connosco o que ajudou ainda mais para animar a festa.

Já exaustos fomos para a cama, mas no dia 25 lá estava a familia toda novamente reunida para o grande almoço de Natal. aí não faltou o cabrito assado no forno que estava uma delicia, para sobremesa foram novamente os doces que já tinha feito parte da consoada. Depois de bem comidos e bem bebidos, fomos dar um passeio pelos arredores de Évora,eram 3 carros cheios, fomos a Arraiolos que é uma linda vila a 20 e poucos quilómetros de Évora, visitamos o castelo, corremos, brincamos foi um dia maravilhoso. Já pela tardinha voltamos a casa cansados de tanta folia. A minha cunhada embora seja de uma cultura e costumes diferentes, é uma pessoa maravilhosa e também ela gostou muito de passar este Natal junto de todos nós.


Para mim enquanto viver recordarei sempre com muita saudade esta Quadra que foi passada com tanta alegria, paz e harmonia.


Hoje seria já impossivel passar-se outro Natal igual pois infelizmente a nossa querida mãe a nossa tia e o noso querido irmão Vicente já não estão entre nós



4 comentários:

  1. Bem me redordo este belo e maravilhoso Natal passado na casa que meu viu nascer rodeado de todos os familiares, foi uma noite inesquecivel.
    E a Ti Querida irmanita o meu muito obrigado por me fazeres recordar essa noite, que infelizmente não mais se repetiu.
    Teu irmão Tói com muito amor e carinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Rosalina! Que saudades "da menina Felizarda "(era assim que a tratava-mos)na escola de S.Mamede,era uma senhora extraordinária.
    Mais tarde,fui colega de turma do Vicente na escola S.Clara(curso noturno),tempos que não voltam mais mas que recordo com muita saudade.
    Basta de nostalgia! um bjnh.e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. que belas fotos que evidenciam o amor e a harmonia existente entre essa Família Cambeta. Recordar bons momentos de nossas vidas dá-nos saudades ,mas é bom porque damos valor aos bons momentos da vida em família.
    Parabéns a essa família maravilhosa.Que Deus abençoe a todos.
    Um abraço dessa amiga.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, realmente orgulho-me muito da familia que tenho, somos unidos e a familia está acima de tudo. Foram momentos maravilhoso que passamos em familia, infelizmente hoje já muitos partiram, mas continuam sempre vivos em nossos corações.
    Pois as pessoas só morrem quando são esquecidas e não é o caso daqueles que já partiram.
    Um abraço amigo
    Linita

    ResponderEliminar