Os proprietários da Quinta de S. Agostinho, eu e meu esposo Agostinho
A Quinta de S. Agostinho situa-se em Évora na zona das Corlheiras, era propriedade de meu irmâo Tói que reside em Macau. Era um lugar desprezado, desnivelado e sem água, havendo apenas algumas oliveiras e azinheiras, como se pode ver na foto acima inserida o local e a mãe da articulista fazendo uma inspecção.
Volvidos uns anos meu irmão que tinha vindo residir para Évora resolveu vender a quinta, a sua residência e todos os seus pertences e regressar de novo para Macau, cidade esta que o acolheu de braços abertos, quando lá chegou, já no longínquo ano de 1964.
A razão porque o que fez, foi devido aos filhos não querem vir viver para Portugal e a sua esposa, de origem chinesa, não se habituar ao modo de vida em Portugal.
Porém e antes de ter a amabilidade de vender a quintinha que possue 5 mil metros quadrados, mandou abrir dois furos, e deste modo, o terreno abandonado, passou a ter outra vida.
O meu esposo, cortou algumas das árvores, planou o terreno e começou a tratar o local a seu belo modo, com todo o carinho e muito trabalho, plantado diversas árvores de fruto, vegetais e passou a criar cabritos e galinha.
Todo o local aos poucos foi mudando de figura, tornando-se o orgulho de nosso dedicado trabalho.
Nós viviamos entâo na casa da cidade, casa essa que meu nascer, porém, ter-mos que nos deslocar todos os dia até à quinta, que ainda dista um bom bocado da cidade, resolvemos contruir na quinta uma casa, assim seria mais prático e poderiamos ter outros cómodos que a casa da cidade não possuía.
Deitamos mãos à obra e eu e meu esposo, somente, aos poucos e poucos fomos construído a casa, e tratando do gado e da horta.
An foto acima inserida pode-se ver a articulista, que nunca foi operária da construção, dando a sua mão de obra neste campo.
Seu esposo, uma pessoa fantástica, super trabalhadora, um engenheiro nato, um inventor e um realizador de seus sonhos, idealizou e com muito esforço e dispêndia de muito dinheiro, ergueram a casa que é seu orgulho.
Nesta foto pode-se ver o extenso terreno tudo bem arrajadinho para uma nova cultura, desde couves, favas e todos os tipos de legumes a terra dá, graças à dedicação prescistente de nós.
Volvidos alguns anos a casa ficou pronta, meu esposo, mestre em todas as áereas, conseguiu realizar seu sonho, como se bem se pode na imagem reproduzida.
Depois de concluídas as obras foi altura de fazer a mudança dos móveis da casa da cidade, e aqui passamos a ter a nossa residência fixa.
Hoje nos orgulhamos da obra realizada, temos tudo à mão, fresquinhas, desde os ovos, hortaliças e tudo o mais, quando nos sentamos à mesa as coisas tem outro sabor, pois sabemos a sua origem e não usamos pesticidas para nada.
O meu esposo cosntruiu um lago no centro da quinta e levantou uma pequena ponte, tipo japonesa que dá ao local um aspecto maravilhoso e belo.
Nos dias de hoje, temos um imenso e fértil faval, bem como muitas mais variedades de legumes, que vamos escuando vendo parte deles, bem como os ovos.
De vez enquanto matamos uma galinha ou uma cabra e nos vamos deliciando com o fruto de nosso trabalhos.
Árvores de fruto são imensas e bem variadas, desde marmeleiros, macieiras, anespereira, cerejeiras, peras e muitas videiras, que dão igualmente ao local, sombra e seus belos frutos.
Como a casa fica ao fundo da quinta o meu esposo, fez um portão e lhe colocou abertura automática, desta forma ao entramos ou quando alguém nos vêm visitar é só carregar no botão, e desta forma simples, porém trabalhosa vamos passando os nosso dias.
A casa possue vários quartos bem espaçosos uma enemre e prática cozinha, uma sala de estar, uma sala de jantar e várias casas de banho, para além de sala de arrumos e de uma enorme garagem.
A paisagem que nos rodeia é maravilhosa e lá ao longe vimos a cidade, vista esta linda, bem como o convento do Espinheiro, hoje um luxuoso hotel.
Temos um belo e florido jardim ao qual me dedico com muito carinho, visto ser uma Rosa e adorar flores.
Que Deus nos vá saúde para podermos indo disfrutando de novo esforço e dedicação.
A meu gentil e amoro esposo grato estou por me dar todo este bem estar.
Aqui tenho passado dias super felizes, quando a família se reune é uma alegria, que me vai dando forças para continuar nesta labuta, sempre salutar e bela.